segunda-feira, 14 de março de 2011

Imagens que marcaram minha infância


Este conjunto de imagens representa as lembranças da minha infância e pré-adolescência.  Não poderia apresentá-las separadamente, pois quando penso naquela época estes desenhos vêem em série nas minhas recordações.  Eu e meus três irmãos vivenciamos estas épocas praticamente juntos, pois nossas diferenças de idade variam entre 2 e 3 anos.  Lembro quando parávamos de brincar, de brigar (muitas vezes) para assistirmos aos desenhos. Durante os desenhos começávamos a escolher quem era quem dos personagens e depois íamos brincar de representar o desenho assistido. 
Pensando nisso hoje, é muito interessante perceber como funciona o nosso processo de imaginação, criação do ambiente, instrumentos para as representações dos desenhos. As lembranças só são possíveis através do acesso à memória. Há uma produção de emoções e afetos a partir das lembranças e da percepção do que foi importante naquele momento vivenciado há muitos anos atrás e que hoje se transformam em recordações. Algum significado importante,  positivo deve haver para se manter em nossas recordações por tanto tempo e ser possível de ser acessado neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário