segunda-feira, 14 de março de 2011

IMAGEM INESQUECÍVEL DA MINHA INFÂNCIA Dejenane


Muitos fatos presenciei e vivi na minha infância, mas uma fase que lembro com saudades é a do meu jardim de infância, na Escola Estadual Rubens Farulla, no Rio de Janeiro. A imagem dessa mera escola exerce um papel fundamental em minha vida, pois foi um espaço que me proporcionou aprendizagem, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável. As atividades iam desde simples brincadeiras populares, brinquedos diversos, leitura de livros infantis feitas por tia Ana à produção de desenhos, pinturas e etc. Pode-se dizer que esta etapa de minha vida contribuiu e muito para a minha formação e meus comportamentos futuros.

Acredito que a imagem dessa escola teve uma influência indubitavelmente em mim, pois é nessa fase da vida(infância) que o indivíduo está mais apto a assimilar informações provenientes de todos os meios, seja qual for a sua natureza, com os quais se defronta diariamente.

Imagens que marcaram minha infância


Este conjunto de imagens representa as lembranças da minha infância e pré-adolescência.  Não poderia apresentá-las separadamente, pois quando penso naquela época estes desenhos vêem em série nas minhas recordações.  Eu e meus três irmãos vivenciamos estas épocas praticamente juntos, pois nossas diferenças de idade variam entre 2 e 3 anos.  Lembro quando parávamos de brincar, de brigar (muitas vezes) para assistirmos aos desenhos. Durante os desenhos começávamos a escolher quem era quem dos personagens e depois íamos brincar de representar o desenho assistido. 
Pensando nisso hoje, é muito interessante perceber como funciona o nosso processo de imaginação, criação do ambiente, instrumentos para as representações dos desenhos. As lembranças só são possíveis através do acesso à memória. Há uma produção de emoções e afetos a partir das lembranças e da percepção do que foi importante naquele momento vivenciado há muitos anos atrás e que hoje se transformam em recordações. Algum significado importante,  positivo deve haver para se manter em nossas recordações por tanto tempo e ser possível de ser acessado neste momento.
Essa imagem marca de forma definitiva uns dos períodos mais importantes pra mim: os anos 80.
Vejo essas duas figuras pops, que representam pra mim a renovação da música pop americanana forma de se expressar através da dança e uma outra figura que representa a crença na vida extraterrestre, fatos que ainda nos deixavam com boas esperanças e perspectivas no futuro. quando visualizei essas duas figuras juntas, fiquei até emocionado em ver como essa imagem tem ainda um forte apelo emocional em mim

domingo, 13 de março de 2011

Imagem que marcou a minha vida


Esta imagem me faz lembra meu primeiro celular, e a primeira vez que tive que viaja com 12 anos de idade para trabalhar, pois meus pais tinham certa dificuldade para manter a família e eu tive que trabalhar muito nova, então a saudade era grande e a única forma de matar esta saudade era ligar para ouvir a voz, dai surgiu a necessidade de compra meu primeiro celular, que foi um Motorola modelo Ultratac 750, no tempo lembro que o celular mais caro era o que tinha maior tamanho. Não tinha filmagem, gravador de voz, em fim, o que prevalecia era o tamanho. Hoje em dia o telefone celular é pequeno, leve, acessível a todas as camadas da população, bem diferente quando do seu surgimento. Os primeiros telefones celulares eram tão pesados e grandes que recebiam o apelido de "Tijolo".
Dos primeiros, até os celulares atuais, muita coisa mudou. Se no início tínhamos aparelhos que mediam 25 cm, hoje em dia existem modelos com menos de 10 cm. Das primeiras baterias que permitiam 20 minutos de conversa, às que atualmente permitem várias horas. Das poucas funções oferecidas pelos primeiros celulares, até a possibilidade jogar, gravar vídeos, tirar fotos, entre outros.
As novidades causaram uma explosão de consumo, além disso, desencadeou uma acirrada disputa entre as empresas de telefonia, que passaram a grandes investimentos em tecnologia, sempre visando melhorias nos modelos e na qualidade dos seus produtos e serviços oferecidos, inclusive visando a redução do custo final, tornando a nova tecnologia acessível a uma quantidade maior de consumidores.O mercado de telefones celulares do Brasil tornou-se um dos mais competitivos de todo o mundo graças aos investimentos não só em pesquisa de novos produtos, mas também no marketing. Alguns dos maiores anunciantes do mercado publicitário são empresas que fabricam aparelhos celulares e as que oferecem o serviço de telefonia móvel.