sábado, 16 de outubro de 2010

HISTORIA DA EAD

1923 – Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
 1936 – Doação da Radio Sociedade do Rio de Janeiro ao Ministério da Educação e
Saúde.
 1937 – Criação do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação.
 1959 – Iniciam das escolas radiofônicas em Natal (RN).
 1960 – Inicio da ação sistematizada do Governo Federal em EAD; contrato entre o
MEC e a CNBB: expansão do sistema de escolas radiofônicas aos estados
nordestinos, que faz surgir o MEB – Movimento de Educação de Base –, sistema de
ensino a distância não-formal.
 1965 – Inicio dos trabalhos da Comissão para Estudos e Planejamento da
Radiodifusão Educativa.
 1966 a 1974 – Instalação de oito emissoras de televisão educativa: TV Universitária
de Pernambuco, TV Educativa do Rio de Janeiro, TV Cultura de São Paulo, TV
Educativa do Amazonas, TV Educativa do Maranhão, TV Universitária do Rio
Grande do Norte, TV Educativa do Espírito Santo e TV Educativa do Rio Grande do
Sul.
 1967 – Criada a Fundação Padre Anchieta, mantida pelo Estado de São Paulo com o
objetivo de promover atividades educativas e culturais através do rádio e da televisão
(iniciou suas transmissões em 1969); constituída a Feplam (Fundação)
Educacional Padre Landell de Moura), instituição privada sem fins lucrativos, que
promove a educação de adultos através de teleducação por multimeios.
 1969 – TVE Maranhão/CEMA – Centro Educativo do Maranhão: programas
educativos para a 5ª. Serie, inicialmente em circuito fechado e a partir de 1970 em
circuito aberto, também para a 6ª. Serie.
 1970 – Portaria 408 – emissoras comerciais de rádio e televisão: obrigatoriedade da
transmissão gratuita de cinco horas semanais de 30 minutos diários, de segunda a
sexta– feira, ou com 75 minutos aos sábados e domingos. É iniciada em cadeia
nacional a serie de cursos do Projeto Minerva, irradiando os cursos de Capacitação
Ginasial e Madureza Ginasial, produzidos pela Feplam e pela Fundação Padre
Anchieta.
 1971 – Nasce a ABT – inicialmente como Associação Brasileira de Tele–Educação,
que já organizava desde 1969 os Seminários Brasileiros de Teleducação atualmente
denominados Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional. Foram pioneiros
em cursos à distância, capacitando os professores através de correspondência.
 1972 – Criação do Prontel – Programa Nacional de Teleducação – que fortaleceu o
Sinred – Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa.
 1973 – Projeto Minerva passa a produzir o Curso Supletivo de 1º Grau, II fase,
envolvendo o MEC, Prontel, Cenafor e secretarias de Educação.
 1973-74 – Projeto SACI conclusão dos estudos para o Curso Supletivo "João da
Silva", sob o formato de telenovela, para o ensino das quatro primeiras séries do lº
grau; o curso introduziu uma inovação pioneira no mundo, um projeto – piloto de tele
– didática da TVE, que conquistou o prêmio especial do Júri Internacional do Prêmio
Japão.
 1974 – TVE Ceará começa a gerar tele–aulas; o Ceteb – Centro de Ensino Técnico de Brasília – inicia o planejamento de cursos em convênio com a Petrobras para capacitação dos empregados desta empresa e do projeto Logus II, em convênio com o MEC, para habilitar professores leigos sem afastá–los do exercício docente.
 1978 – Lançado o Telecurso de 2 Graus, pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e Fundação Roberto Marinho, com programas televisivos apoiados por fascículos impressos, para preparar o tele-aluno para os exames supletivos.
 1979 – Criação da FCBTVE – Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa/MEC; dando continuidade ao Curso "João da Silva", surge o Projeto Conquista também como telenovela, para as ultimas séries do primeiro grau; começa a utilização dos programas de alfabetização por TV – (MOBRAL), em recepção organizada, controlada ou livre, abrangendo todas as capitais dos estados do Brasil.
 1979 a 1983– É implantado, em caráter experimental, o Posgrad – pós-graduação Tutorial à Distância – pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior – do MEC, administrado pela ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – com o objetivo de capacitar docentes universitários do interior do pais.
 1981 – FCBTVE trocou sua sigla para FUNTEVE: Coordenação das atividades da TV Educativa do Rio de Janeiro, da Radio MEC-Rio, da Radio MEC-Brasília, do Centro de Cinema Educativo e do Centro de Informática Educativa.
 1983/1984– Criação da TV Educativa do Mato Grosso do Sul. Inicio do "Projeto Ipê", da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Fundação Padre Anchieta, com cursos pura atualização e aperfeiçoamento do magistério de 1º e 2º Graus, utilizando–se de multimeios.
 1988 – "Verso e Reverso – Educando o Educador": curso por correspondência para capacitação de professores de Educação Básica de Jovens e Adultos/ MEC Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos (EDUCAR), com apoio de programas televisivos através da Rede Manchete.
 1991 – 0 "Projeto Ipê" passa a enfatizar os conteúdos curriculares.
 1991 – A Fundação Roquete Pinto, a Secretaria Nacional de Educação Básica e secretarias estaduais de Educação implantam o Programa de Atualização de Docentes, abrangendo as quatro series iniciais do ensino fundamental e alunos dos cursos de formação de professores. Na segunda fase, o projeto ganha o titulo de "Um salto para o futuro".
 1992 – 0 Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), em parceria com a Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso) e a Secretaria de Estado de Educação e com apoio da Tele-Universite du Quebec (Canadá), criam o projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1º a 4º series do 1º grau, utilizando o EAD. 0 curso é iniciado em 1995.
 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Regulamenta a EaD no Brasil. Veja no site do MEC: www.mec.gov.br
MARISA M.U.ESPINDOLA

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