domingo, 17 de outubro de 2010

RESUMO Dejenane

Resumo do artigo Tecnologia e Educação a Distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem, de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida.

http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/mariaelizabethalmeida.rtf


Este artigo discute as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso crescente das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que incita o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais dirigidas à democratização digital e à ampliação da escala social de suas ações educacionais.
O texto retrata que o advento das tecnologias de informação e comunicação trouxe novas perspectivas para a educação a distância, levando universidades, escolas, centros de ensino, organizações empresariais e grupos de profissionais de educação, design e hipermídia a se dedicarem ao desenvolvimento de cursos a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet, os quais assumem distintas abordagens.
Com o intuito de desenvolver investigações para identificar as contribuições do uso das TIC na formação inicial ou continuada, favorecendo o desenvolvimento de competências relacionadas com o uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem para a inclusão digital e social, um grupo de docentes e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC/SP, adotou como foco de estudos as concepções teóricas e novas metodologias para educação a distância, alfabetização e inclusão digital.
A partir das investigações realizadas percebe-se que os recursos dos ambientes digitais de aprendizagem (correio, fórum, bate-papo, conferência, banco de recursos etc.) permitem desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos.
No entanto, utilizar as TIC como suporte à EaD apenas colocando o aluno diante de informações, problemas e objetos de conhecimento pode não ser suficiente para envolvê-lo e despertar-lhe tal motivação pela aprendizagem que ele crie procedimentos pessoais que lhe permitam organizar o próprio tempo para estudos e participação das atividades, independente do horário ou local em que esteja.

Comentários pessoais
Escolhi este texto com a pretensão de mostrar que a Educação a Distância é muito mais do que o uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A EAD não é sinônimo de tecnologia, ainda que as ferramentas sejam um mediador do processo, por si só não viabilizam a efetividade do ensino; elas, só agregam valor ao processo de ensino quando estiverem acompanhadas de um bom planejamento pedagógico. A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação em situações de aprendizagem é um tema que cada dia desperta o interesse de professores e pesquisadores na área educacional. Neste sentido são necessários “novos olhares” acerca dos processos educacionais, que revelam novas posturas, novos desdobramentos.
O uso das TIC na EaD poderá levar à tomada de consciência sobre a importância da participação de professores e tutores em todas as etapas da formação, a qual implica em compreender o processo do ponto de vista educacional, tecnológico e comunicacional; que participar de um curso a distância em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem significa mergulhar em um mundo virtual cuja comunicação se dá essencialmente pela leitura e interpretação de materiais didáticos textuais e hipertextuais, pela leitura da escrita do pensamento do outro, pela expressão do próprio pensamento através da escrita. Significa conviver com a diversidade e a singularidade, trocar idéias e experiências, realizar simulações, testar hipóteses, resolver problemas e criar novas situações, engajando-se na construção coletiva de uma ecologia da informação, na qual valores, motivações, hábitos e práticas são compartilhados.

3 comentários:

  1. Pois é, Dejenane, o melhor uso das tecnologias recai sobre a questão da quebra de paradigmas, quando conscientização e adequação, por parte de professores e alunos, de fato acontecerem.

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  2. Querida colega,
    Concordo plenamente com você, o ensino em EAD tem provocado uma diversidade de conteúdos e materiais didáticos textuais e hipertextuais, que provocam o discente e o docente a uma diversidade de experiências, facilitando a construção coletiva, enriquecendo a troca de idéias num mergulho infinitamente maior que nos meios convencionais do ensino presencial. Os livros não são mais o limite do conhecimento, eles se desenvolvem com o ensino a distancia de modo espontâneo e autônomo. Enriquecendo a si mesmo e ao outro, vivenciando o cotidiano num processo educativo produzido quase que pela sua própria natureza, apreendendo realidades culturais e vivenciando de forma prática conteúdos diversificados.
    Marisa M.U.Espindola

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  3. Mais uma vez percebemos a importância da implementação da EAD no desenvolvimento da educação sem deixar de lado a necessidade de se manter as relações sociais, afetividades, mesmo que seja de forma virtual. Isso é possível e serve de motivação para que haja um melhor aproveitamento das TICS servindo de mediador nessa relação ensino-aprendizagem.

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