segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Tecnologias em EaD

Resumo do artigo Fatores de Qualidade: pontos positivos do emprego da Tecnologia Ead no Curso de Administração do Consórcio CEDERJ - UFRRJ, de Silvestre Prado de Souza Neto, Tânia Regina Frota Vasconcellos Dias, Ana Alice Vilas Boas, Asyha Gomes Brito e Gezany da Silva Moura Leite.

http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010182735.pdf

O texto fala que o crescimento e disseminação da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) possibilitou uma verdadeira revolução na educação, informação e a ampliação da Educação à distância (EAD); que estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação, e cabe apenas a nós explorar as potencialidades mais positivas deste espaço nos planos econômicos, político, cultural e humano. A Pesquisa conduzida no Curso de Administração se insere num projeto de sociedade participativa e democrática. Sendo assim, os ambientes virtuais e as mídias de comunicação podem contribuir significativamente para um novo paradigma de construção e disseminação do conhecimento. Neste contexto, o objetivo é mostrar os pontos positivos (fatores de qualidade) do modelo utilizado pelo consórcio CEDERJ no oferecimento do Curso de Administração segundo a opinião da comunidade discente.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas respostas foram tratadas através de análise de conteúdo por categorização com suporte de estatística descritiva, ao utilizar frequência relativa, visando melhor entender a importância dos pontos positivos (fatores de qualidade) na percepção dos alunos do curso de graduação em administração da UFRRJ (BARDIN, 1977). A base de construção e análise foram os critérios de qualidade segundo o consórcio CEDERJ, da UAB, do INEP e demais órgãos de avaliação do ensino superior no Brasil. Esta pesquisa mostra que o uso adequado da metodologia em EaD permite ir além da formação, contribui para o desenvolvimento de cidadãos para viver no mundo moderno em toda a sua complexidade, visa a entrada no mercado de trabalho, desenvolvimento local, democratização do ensino e o crescimento de novas tecnologias e materiais voltados para EAD, tornando-se um ciclo profícuo de ensino aprendizagem

A Plataforma empregada permite a integração entre as partes envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, contemplando também a interatividade entre o estudante, tutores e coordenadores e responsáveis pelo sistema de gerenciamento acadêmico e administrativo. Por meio da plataforma, o aluno tem acesso também ao material didático impresso, cronograma, atividades, sala de conferência, sala de tutoria, aulas web, fóruns, avaliações e gabaritos, quadro de avisos, guia da disciplina, material complementar e outros.

De 436 pontos positivos relacionados pelo corpo discente, verifica-se a categoria Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) representa 43,12% do total de categorias. A TIC, que é a tecnologia inovadora, elencou a ela três fatores de qualidade: Acesso a tecnologia (plataforma), 10,55%, Flexibilidade de tempo e lugar, 20,87% e a Inclusão Social, 11,70%. Destas o maior destaque se refere à Flexibilidade de tempo e lugar, que também é o maior fator de qualidade dentre todos os outros. O que o caracteriza como o principal ponto positivo do curso e do consorcio CEDERJ. Observa-se também que o fator de qualidade, Inclusão social é significativo, pois foi o terceiro ponto mais destacado em relação ao todo o conjunto de fatores, o que permite deduzir que a população do Estado reconhece a oportunidade gerada no interior, particularmente, de inserção de ensino superior de qualidade com menor custo para os indivíduos. A segunda categoria de maior destaque foi a organização didáticopedagógica representando 13,99% do total. Os fatores de qualidade a ela relacionados são: Currículo e práticas educacionais dos professores e tutores; e, Desenvolvimento pessoal e profissional do discente. Isso mostra que o projeto político pedagógico, apoiado em uma filosofia de ensino/aprendizagem moderna, proporciona aos estudantes a oportunidade de interagir ao construir o conhecimento. A terceira categoria que se destacou Conteúdo e forma do material didático, com o fator, Qualidade do material didático, corresponde a 12,15% do total.

Este artigo teve como objetivo apresentar os pontos positivos (fatores de qualidade) do modelo utilizado pelo consórcio CEDERJ e a UFRRJ no oferecimento do Curso de Administração segundo a opinião da comunidade discente. O resultado desta pesquisa mostra o quanto a produção deste material didático e o sistema de tutoria, presencial e à distância estão em consonância com o conjunto de mídias compatível com a proposta e com o contexto sócioeconomico dos alunos. Em suma, pode-se afirmar que o Consórcio CEDERJ apresenta um modelo de educação a distância a ser imitado pelos demais estados e com a análise dos detalhes dos pontos positivos citados pelo corpo discente pode-se identificar a propriedade da iniciativa que pode ser replicada com sucesso em outros estados e mesmo em outros países.


Considerações a respeito do artigo:
Com o advento das novas tecnologias de comunicação e informação em todas as esferas da atuação humana, mediante os avanços da globalização tecnológica, o mundo vem mudando ainda mais vertiginosamente e este estado das coisas impacta todas as áreas do conhecimento e nossas vidas. Aos poucos incorporamos tais mudanças e na Educação não poderia ser diferente. É fato que as tecnologias estão chegando às escolas de todos os níveis. Porém, vemos várias dificuldades para a efetiva democratização do processo: preconceitos devido a entendimentos equivocados, falta de recursos financeiros, necessidade de maior vontade política tanto para prover como para os educadores se alfabetizarem digitalmente falando.

Desta forma, pode-se pensar que o ensino a distância tem uma história condicionada, por um lado, pelos paradigmas que inspiram as experiências educacionais e, por ouro, aos avanços tecnológicos que possibilitaram a abrangência, o caráter, a dinâmica e a qualidade deste tipo de educação, especialmente na forma de ensinar.

No cenário atual da educação à distância, é importante que as tecnologias sejam instrumentos de reflexão sobre a prática, para que os conhecimentos construídos nesse espaço sejam recontextualizados e aplicados na melhoria, na dinamização, na conscientização ou na transformação dessa prática. Já foram realizadas consideráveis pesquisas, sérias e exitosas sobre ações educativas e aprendizados mediados pelas tecnologias digitais virtuais na EaD.
Cabe lembrar que educação a distância é em primeiro lugar “Educação”. Logo, nosso ‘calcanhar de Aquiles’ não é a EaD mas sim, a ação educativa que é mediada pelas tecnologias, que vieram para ficar, sendo parte da Sociedade atual. A cada dia virão novas e teremos mais usuários.
Na modalidade Ead os envolvidos estão separados fisicamente, professor e aluno de interagem com o auxílio da tecnologia, conectados tanto por meio da Internet, videoconferência, fórum, chat que quebram a distância existente e aproximam mais esses personagens. Por isso é indispensável a participação de todos em todas as etapas de construção do curso, das disciplinas, do material pedagógico, da capacitação em tecnologia. Em suma, é preciso planejamento (Mazetto, 2003; Padilha, 2001).

2 comentários:

  1. É interessante lermos artigos com pesquisas sobre a EAD, assim vamos abrindo nossa visão de campo em relação aos avanços dos cursos, qualidade e intencionalidade das instituições. Principalmente quando ele é avaliado pelo corpo discente, que já tem uma experiência de ensino presencial e que pode colaborar para que haja um avanço no ensino na EAD.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que os pontos positivos apresentados no artigo sejam importantes, apesar de ter omitido um dos fatores fundamentais que é o indivíduo, os aspectos psicológicos da autonomia, etc.
    Porém, o que mais me chamou a atenção foi o autor dizer:

    "Em suma, pode-se afirmar que o Consórcio CEDERJ apresenta um modelo de educação a distância a ser imitado pelos demais estados e com a análise dos detalhes dos pontos positivos citados pelo corpo discente pode-se identificar a propriedade da iniciativa que pode ser replicada com sucesso em outros estados e mesmo em outros países."

    Ou seja,este excerto vai de encontro ao que Orestes Preti coloca em seu texto "Bases epistemológicas e teorias em construção na educação a distância", quando cita a metáfora clássica do "tubo da comunicação": "comunicação se produz num ponto, é levada por um tubo, e entregue no outro lado", sem levar em consideração o contexto, os objetivos de aprendizagem, nem o estudante.

    Portanto, entendo que a prática da "imitação" de modelos de ensino a distância não são mais concebíveis, na medida em que fatores outros devam ser analisados como por exemplo, o público alvo, primeiro elemento a ser considerado. A dialogicidade, a alegria de estudar, a autonomia e tantos outros aspectos humanos que variam de região para região devem ser observados na implementação de um modelo de EAD.

    Desta forma, o melhor modelo será aquele que melhor adequar tecnologias aos projetos pedagógico e humano de um ensino a distância de uma dada região.

    ResponderExcluir